O que é a cárie dental?
É uma doença de origem bacteriana. As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos em ácidos, que atacam os tecidos mineralizados do dente, dando origem a uma cavidade.
O que é tártaro?
O tártaro é formado quando a placa bacteriana fica muito tempo sem ser removida, principalmente nos locais de difícil higienização, sendo que os minerais existentes na saliva, começam a depositar-se sobre esta placa bacteriana antiga, petrificando-a uma vez petrificada, esta placa passa a chamar-se tártaro.O tártaro, agrava ainda mais a cárie e as doenças periodontais (gengivite e periodontite), pois quando os minerais depositam-se sobre a placa bacteriana, a superfície torna-se rugosa, o que colabora para que uma nova deposição de placa ocorra devido à aspereza da superfície petrificada.Está nova deposição de placa irá petrificar-se com o tempo e desta forma o tártaro irá crescer em espessura, extensão e em gravidade.
A partir de qual idade uma criança precisa ir ao dentista?
O ideal é antes do primeiro ano de vida, mais ou menos aos seis meses de idade ou quando erupcionarem os primeiros dentinhos. Nessa consulta, o odontopediatra orienta os pais quanto aos hábitos alimentares e de higiene bucal, quanto ao uso do flúor e quanto aos hábitos de sucção não-nutritivos, muito comuns nessa faixa etária. A remoção da chupeta ou do hábito de sucção do dedo, o quanto antes, respeitando as necessidades individuais de cada criança, tem a finalidade de prevenir a instalação de má oclusão.
Por que os dentes escurecem?
Os dentes escurecem devido a vários fatores, podendo ser por necrose (morte) da polpa, ação de produtos utilizados no tratamento de canal ou também pela pigmentação de alimentos ingeridos (café, refrigerante, chá e vinho).
Por que é importante usar o fio dental?
O fio dental é capaz de remover resíduos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes, onde as cerdas da escova não conseguem alcançar e eliminar.
É normal que as gengivas sangrem?
Não. O sangramento durante o uso do fio dental pode acontecer porque a gengiva está inflamada. Neste caso, o uso do fio dental não deve ser interrompido, pelo contrário, a utilização diária melhorará a inflamação. Outro fato que pode estar ocorrendo é a utilização incorreta do fio dental ou da escova, que pode estar machucando a gengiva.
O que é doença periodontal?
Até os 30 anos a pessoa perde dentes principalmente pela cárie. A partir dos 30 anos a agressividade da cárie diminui; não quer dizer que a pessoa não poderá ter mais cárie a partir desta idade. Poderá sim. Contudo ela diminui a sua agressividade.
Qual a causa do mau hálito?
É muito bom que se diga que os casos de halitose não podem ser explicados por um único mecanismo. Existem casos de halitose tanto por razões fisiológicas (que requerem apenas orientação) como por razões patológicas (que requerem tratamento); por razões locais (feridas cirúrgicas, cárie, doença periodontal, etc.) ou sistêmicas (diabetes, uremia, prisão de ventre, etc.). Por isso, pode-se concluir que todas as possíveis causas devem ser investigadas e que o tratamento será direcionado de acordo com a causa identificada. No entanto, 96% ou mais dos casos de halitose se devem à presença de saburra lingual e, assim, devem ser tratados.
Tomar antibióticos faz mal aos dentes?
De modo geral tomar antibióticos previne a cárie, ao contrario do que muita gente pensa, porém não é possível tomar antibióticos constantemente pois eles possuem muitos efeitos indesejáveis ao nosso organismo.
Café prejudica os dentes?
Sim, porque normalmente é adoçado com açúcar e, além disso, diminui a salivação e mancha restaurações.
É normal acumular alimentos entre os dentes?
Não. Os alimentos comprimem a gengiva provocando sua inflamação. Caso isto esteja acontecendo com você, procure imediatamente um cirurgião dentista.
O que é reabilitação oral?
É uma especialidade da Odontologia que conta com o trabalho de vários profissionais capazes de realizar todos os procedimentos necessários para reabilitar a estética e a saúde dentária do paciente.
O que são os implantes dentários?
São componentes feitos de titânio, semelhantes a parafusos, que são fixados no osso para repor um ou mais dentes. O implante repõe a raiz do dente perdido, e sobre o implante é instalada a prótese, que repõe a coroa do dente.
O que é preciso para colocar um implante?
É necessário ter osso suficiente para a fixação primária do implante, tanto em altura como em espessura. Caso não haja, são realizados enxertos ósseos.
Quanto tempo dura um implante?
Com um planejamento adequado, boa saúde e condições ideais de higienização e manutenção, o implante é definitivo e não há necessidade de remoção ou troca. Já a prótese sobre implante deve ser trocada periodicamente, dependendo do seu tipo e das condições de higiene do paciente.
Meus dentes podem ser clareados?
Sim. Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que ele estejam íntegros, sem muitas restaurações.
Como funciona o clareamento dental?
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.
Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja no consultório seja em casa, sempre deve haver monitoramento do dentista.
O dente clareado fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada.